Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A inversão do vice-versa

Imagine o Canadá com temperatura batendo nos 47 graus centígrados. Coisa de pesadelo, de mudança do eixo da terra, de ficção científica ou alguma arma de raios desenvolvida por um ditador com ambições de dominar o mundo.

Agora imagine Cuiabá com 10 graus centígrados. Pois é… coisa de ficção científica, pesadelo, mudança do eixo da terra ou alguma arma desenvolvida por um ditador com ambições de dominar o mundo.

É o vice-versa invertido, tá tudo dominado. Parece que os marcianos invadiram a Terra dispostos a incialmente se associarem com o ditador para depois enganá-lo, conquistar o planeta e nos transformar em prato principal das churrascarias marcianas.

Pode mais quem chora menos. Cadê o Capitão Sete e o Nacional Kid para salvarem a Terra? Só com os exércitos regulares não vai dar certo, seremos derrotados e dominados. Também não é parada para o poderoso Hulk, nem para o martelo de Thor.

Sem o Capitão Sete, o Nacional Kid e os soldados de Combate não tem o que fazer, vai congelar o quente e escaldar o frio. As temperaturas estão de ponta cabeça, como se houvessem contraído a variante Delta da covid19.

Quem acredita que a Terra é plana está nadando de braçada rumo ao grande abismo do final no mundo. Afinal, em terra plana não há mudança climática, é tudo vontade das forças superiores que cobram dez por cento para fazer a felicidade dos profetas.

O frio brasileiro e o calor canadense são os mesmos lados de trinta moedas. Se jogar pra cima, dá tudo na mesma. Na origem do fenômeno está o efeito estufa, o buraco na camada de ozônio e a estúpida insistência humana em fazer de novo do mesmo jeito.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.