Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Sinta a cidade

Sinta a cidade como se ela fosse parte do teu corpo. Como se fosse mais que concreto, tijolos e asfalto, uma parte viva que faz parte de você, como teus olhos, ou tuas mãos e a capacidade de sentir e ver que te faz também ser parte dela.

Sinta a cidade com o mesmo carinho que você dedica você. Com amor, como se ela fosse a mulher amada, ou as filhas que te fazem mais quente os dias frios de inverno.

Sinta a cidade intensamente porque São Paulo é mulher de sentimentos fortes e vontades quase masculinas, se é que algum dia a vontade do homem foi mais forte do que a da mulher.

Sinta São Paulo como se cada buraco nas ruas fosse uma espinha na tua pele de jovem adolescente. Como se os matos nas calçadas e nas praças fossem os pelos nascendo no teu corpo. Como se os cheiros que se espalham pelo ar fossem teu próprio cheiro, nas diferentes horas do dia.

Sinta São Paulo com tanto amor que teu peito fique oprimido, como quando tua namorada demora para telefonar e você fica apreensivo, mesmo sabendo que ela vai ligar um pouco mais tarde.

Sinta a cidade completamente, tão completamente que o trânsito seja como o sangue correndo por tuas artérias e veias, causando um arrepio bom que nasce na base das costas e sobe pela espinha, explodindo numa sensação gostosa e mansa como uma orquestra tocando a música divina de uma sinfonia de Beethoven.

Sinta São Paulo integralmente, com paixão, com vontade e entrega, porque São Paulo é a tua cidade e ela, do seu jeito, também ama cada um dos seus filhos, como a mãe estabanada, que bate na hora do beijo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.