Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pacaembu

Eu cresci no Pacaembu, para onde meus pais se mudaram em 1.956. Na época várias ruas do bairro ainda eram de terra, e os terrenos baldios serviam de quartel general para os bandos de meninos que os usavam para esconderijos e campos de batalha, dependendo da situação.

Era uma época em que era fácil atravessar a cidade, o trânsito ainda não era vagamente parecido com o caos atual e a vida permitia que um menino saísse de casa no sábado de manhã, atravessasse o cemitério do Araçá para cortar caminho e pegasse o ônibus na Dr. Arnaldo, para ir para o colégio Dante Alighieri, na alameda Jaú.

Me lembro inclusive de quando a Dr. Arnaldo tinha bonde, como a Paulista e avenida Angélica. O Hospital Emílio Ribas tinha um quintal enorme e o hospital das Clínicas servia de caminho para voltar do colégio.

A rua Teodoro Ramos era uma subida simpática, arborizada, com as casas mais ou menos do mesmo tamanho, todas com os afastamentos exigidos pela Cia. City, que foi quem loteou o pedaço.

Nós morávamos de um lado dela e meus primos do outro, as duas casa dando de frente, enquanto outros primos moravam na rua de cima, fundo com fundo com a casa dos meus primos que moravam na Teodoro Ramos, o que evidentemente servia para encurtar o caminho para a casa deles, subindo pelo telhado da edícula e depois pulando o muro.

Até hoje o Pacaembu é um bairro tranquilo, escondido num dos melhores pedaços da cidade. Perto de tudo, fácil de chegar e de sair, ainda tem ruas sossegadas, onde é possível caminhar com calma. Perto de outras regiões, é uma ilha de paz, mas está longe de ser o que foi 40 anos atrás.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.