Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Contrastes

A Avenida Dr. Arnaldo é uma avenida muito curiosa. De um lado fica o cemitério do Araçá e, do outro, a Faculdade de Medicina, é um contraste impressionante e, no mínimo curioso.

Em frente ao templo da vida, a escola encarregada de formar os homens que devem prolongar nossos sonhos de imortalidade o monumento máximo à transitoriedade humana, à nossa insignificância e à nossa necessidade de preservar a lembrança de um passado que é nosso e que se perde na noite do tempo.

De um lado a tristeza e de outro a alegria da vida, contraditórias, mas parte de um mesmo todo, composto pelos bilhões de seres humanos que correm de um lado para o outro, poluindo o planeta, atrás do sonho da vida eterna, tão bem caracterizado pelo dois lados da avenida, pelo cemitério e pela escola de medicina, onde a pesquisa é o contraponto da lembrança eternamente adormecida debaixo das imagens frias que perpetuam os nomes das famílias e de cada um de seus membros.

Na faculdade sóbria a pesquisa científica, levando em conta a matéria de que é feito o ser humano, suas deficiências e pontos fortes, suas necessidades, seus mistérios físicos e psíquicos, atuando como mola na busca da materialização da esperança de se tornar outra vez a imagem e semelhança do Senhor, no retorno ao paraíso perdido nesse vale de lágrimas mesmo.

Atrás dos muros cinzas e das bancas de flores que com suas cores amenizam a ideia da morte, o cemitério. Túmulos e túmulos, um ao lado do outro, como uma imensa cidade em miniatura, com ruas e cruzamentos perigosos e ladrões que invadem as casas, violam a privacidade dos moradores, e os ameaçam constantemente, protegidos pela certeza do seu silêncio.

No meio, na rua, correndo desesperadamente, volta e meia sem saber para onde, passamos nós, os vivos, os que dependem da faculdade para continuar passando, se possível sempre, para adiar a entrada no cemitério.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.