Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A cidade tem vida própria

As cidades são corpos com vida própria. Traçam seu destino na soma de todas as vontades e todos os sonhos de todos os moradores. É um caldo denso e sólido, que alimenta a malha urbana e a faz se expandir ou encolher, conforme o resultado desta soma impossível, mas real, que bate no coração de cada um e de todos e se espalha pelas veias, pelas ruas, pelos caminhos e roteiros que se estendem pela sua malha.

A respiração da cidade é densa e forte. Se assemelha ao ronco de um gigante adormecido e é formada por todos os sons, todas as emissões, todas as luzes e os cantos escuros ocupando seus espaços.

A fumaça aumenta ou diminui a poluição que cerca a imensa área da metrópole ensandecida, que não perdoa a derrota e premia os vitoriosos com o brilho enganador de uma hipotética eternidade.

Ao vencedor as batatas e que o jogo siga em frente na correria do dia a dia e no descanso ao final do dia. A cidade não se compadece, nem se enternece. Para ela, a realidade é apenas a realidade. Os sonhos são a promessa do amanhã e as ilusões, as trilhas mal percorridas que terminam antes do seu final. Coitados dos que têm ilusões! Seu caminho é curto e o final tende a não ser feliz.

Cantava o poeta: Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade.

A cidade é real, brutal, surreal, etecetera e tal. É tudo verdade e mais um pouco. Não compreendemos todos os seus contornos, nem suas cores, nem seus horizontes. Vemos pouco, dentro do labirinto de ruas e prédios que se sucedem quase que infinitamente, até muito depois da última trincheira.

Sei pouco. Sei menos ainda da vida da cidade. Mas moro nela, vivo nela, respiro ela e isso me faz parte indissolúvel de sua essência.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.