Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

20 anos de guerra para voltar ao que era

O estrago feito pela Al Qaeda é muito mais profundo do que o mundo imaginou quando viu as Torres Gêmeas caírem. O estrago físico foi devastador, mas a devastação foi muito além dos mortos e dos danos materiais causados pelas aeronaves colidindo com o World Trade Center.

O ataque terrorista esgarçou a trama moral da nação e os políticos do momento, preocupados em salvar a imagem diante do eleitor, criaram monstros imaginários, ameaças que não existiam, e destruíram a ordem estabelecida em pelo menos dois países, fora o estrago colateral que, em nome de uma hipotética “Primavera Árabe”, arrebentou o mínimo de ordem que mantinha várias outras nações mais ou menos unidas e sob controle.

A derrota americana é total. A comparação entre as fotos de Cabul e Saigon não deixam dúvida. Estão saindo correndo do Afeganistão, como saíram correndo do Vietnam. De novo, sem darem nada em troca.

Vinte anos depois de invadirem o Iraque, arrebentarem um país que, de uma forma ou outra funcionava, e de entrarem Afeganistão a dentro, com a sem-cerimônia que a força bruta permite, os norte-americanos voltam para casa com o rabo entre as pernas e a imagem destroçada ao redor do mundo.

Além das perdas em vidas dos soldados e, principalmente, da população civil, não criaram nada. Ao contrário, deixam mais ódio onde o ódio já era a matéria prima para todas as barbaridades cometidas.

Não há democracia, não há paz, não há melhores condições de vida. O que se vê no Iraque e no Afeganistão é a terra devastada, casas destruídas, a economia parada e gente morrendo de fome, doenças e tiros.

As pessoas de bem que acreditavam na força moral norte-americana para estabilizar o mundo estão apavoradas, a “paz americana” acabou. A fuga e a volta do Talibã enterraram qualquer possibilidade de liderança baseada em princípios morais. Vai ser difícil Hollywood contar essa história.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.