Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Manoel e Hernâni

Entre os principais historiadores brasileiros não há como não se colocar Manoel Rodrigues Ferreira e Hernâni Donato. No entanto, eles nem sempre eles são conhecidos do grande público o que explica boa parte das distorções terríveis da nossa história e de como elas acontecem naturalmente num universo controlado e manipulado durante décadas por uma das parcerias mais comuns em todos os lugares do mundo, apesar de parecer um paradoxo.

Desde a época do ditador Getúlio Vargas que a história do Brasil é sistematicamente modificada, num acerto particular entre a extrema direita e a extrema esquerda, que distorcem deliberadamente os fatos para adequá-los aos interesses das duas correntes, bem mais próximos do que se imagina.

O resultado disso são os disparates que são ensinados nas escolas, a falta de memória – muito conveniente para os dois lados – que permite a mudança dos fatos e a falta de orgulho por um passado que não deve nada aos melhores do mundo e que, ao contrário do que dizem, custou muito sangue e muita luta de muita gente que ajudou, de um jeito ou de outro, a construir este país.

Ler Manoel Rodrigues Ferreira e Hernani Donato é mergulhar de cabeça numa aventura fascinante onde os duendes e fadas europeus são substituídos por homens mitológicos que construíram estradas reais varando o território brasileiro até os contrafortes dos Andes. É acompanhar as andanças dos bandeirantes paulistas e descobrir que no final do século 16 as minas de ouro de Serra Pelada e do Cumarú já estavam marcadas com enorme precisão nos seus roteiros.

É conhecer dois Indianas Jones de verdade, arrancando em pleno século 20, os segredos das bibliotecas cheias de pó para sair a campo e encontrar gravado nas pedras do Rio Araguaia o martírio do Cristo e no chão do Brasil o traçado do Peabiru.

É descobrir uma história rica e deslumbrante que nos é escondida nos livros das escolas.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.