Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Crônica 7400

Um belo dia, vinte e nove anos atrás, resolvi propor ao João Lara, Diretor da Rádio Eldorado, levar ao ar uma crônica diária com temas e assuntos ligados à cidade de São Paulo. Assim nasceu a Crônica da Cidade, que foi ao ar pela primeira vez em outubro de 1992. De lá para cá, passou muita água debaixo da Ponte da Bandeira, os assuntos se multiplicaram e a Crônica se consolidou, na abertura e no fechamento do Estadão no Ar, às seis e às nove e meia da manhã.

Ao longo do tempo, ela mudou de horário, entrou mais cedo e mais tarde, antes ou depois de diferentes programas, mas seguiu no ar diariamente, de segunda a sexta feira, trazendo assuntos os mais variados, de mudanças climáticas a pandemias, de histórias de amor ao dia da mulher, além de discutir temas como a realidade do nhoque.

Agora, a crônica atinge mais um marco importante: sete mil e quatrocentos textos lidos por mim, sujeitos a críticas e sugestões numa conversa franca com o ouvinte, que geraram alguns livros e o site Crônicas da Cidade para preservá-los e ampliar a discussão.

Escrever a crônica, ou as crônicas, é um ato de amor, uma troca com cada um dos ouvintes, que, de uma forma ou de outra, me ajudam a discutir São Paulo, suas maravilhas e o lado feio, com derivações para temas que, de uma forma ou de outra, podem impactar a vida de quem mora na cidade.

São Paulo é um universo. A Região Metropolitana tem o dobro do número de habitantes de Portugal. E vai na direção de outras megarregiões, pronta para engoli-las, com a sem cerimônia com que se espalha pelo Planalto, desde 1532.

São milhares de janelas acesas todas as noites e uma história atrás de cada uma delas. A missão da Crônica é dar uma leve noção de como é a vida neste mundo. O bom é poder tocar em frente. Muito obrigado.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.