Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vai piorar

As mudanças climáticas estão aí, neste momento mais evidentes nas ilhas gregas, que queimam sem qualquer controle, mas também comendo soltas em todas as regiões do planeta.

As altas temperaturas no Canadá e nos Estados Unidos e as baixas temperaturas no Brasil são a prova de que as coisas vão mal e podem ficar piores, no curto, no médio e no longo prazo.

O Brasil já está pagando os danos no curto prazo. A crise hídrica está cobrando caro de todos os brasileiros que usam energia elétrica. E a situação deve se agravar nos próximos meses, sem que ninguém saiba muito bem qual será o fim disto tudo.

A Grécia vê suas ilhas se incendiarem na cola do continente, sem que seja possível fazer o que quer que seja para interromper o processo. O fogo é muito mais poderoso e ele está solto por conta do calor absurdo que assola o Mediterrâneo.

Mas para quem acha que está ruim agora, vai ficar muito pior no futuro. E como o processo é crescente, a piora acontecerá dia após dia, ano após ano, até a terra ficar um grau e meio mais quente, entre 2030 e 2040, com tudo de terrível e dramático que uma mudança dessa natureza pode causar.

O gelo polar já está derretendo em velocidade maior do que a esperada. O calor aumenta a desertificação de imensas áreas usadas para agricultura. As tormentas de todos os tipos se sucedem mais violentas e com mais frequência, atingindo todas as regiões do globo.

Não é o planeta que está ameaçado. Somos nós, seres humanos, que corremos o risco de passar mal nas próximas décadas. O mais desafiador é que, se parássemos imediatamente de interferir no clima, o preço continuaria alto porque a reversão dos estragos seria lenta. Mas ou fazemos isso ou, como prevê a ONU, do jeito que vai, será bem pior.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.