Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um ato importante

No dia 14 de setembro aconteceu em São Paulo uma cerimônia importante. A família Roberto Duailibi doou seu acervo sobre a imigração árabe e a histórias dos libaneses no Brasil. A partir de agora, as mais de mil e quinhentas peças dessa coleção são parte do acervo da Câmara Árabe.

A cerimônia é importante por várias razões. A primeira seria o exemplo para que outras pessoas ou famílias também façam doações de seus acervos e coleções e assim possa se disseminar e perpetuar culturas, história e conhecimento, colocando à disposição da população o material necessário para o entendimento do que aconteceu, porque aconteceu e como aconteceu e, principalmente, como esses fatos interferem na vida das pessoas.

O Brasil é um país de imigração. Nosso povo é a mistura de vários povos, composto em sua origem pelos ameríndios, portugueses, espanhóis e cristãos novos que desembarcaram na terra, ainda na metade do século 16, e pelos africanos que vieram trazidos logo depois.

A partir da independência, quando os mercenários alemães ganharam terras do imperador para se estabelecer e iniciarem uma vida nova no país, outros povos passaram a fazer parte da nossa história. Italianos, alemães, suíços, árabes, norte-americanos, ingleses, judeus, japoneses, chineses, coreanos, etc. A população brasileira é uma imensa colcha de retalhos, inclusive porque os casamentos entre os integrantes dos diferentes povos e etnias é comum e absolutamente natural.

A doação da família Duailibi abre para os interessados uma coleção refinada, iniciada com especial carinho por um homem extraordinário, o publicitário Roberto Duailibi, interessado em conhecer e preservar a rica história da imigração árabe e dos libaneses no Brasil. Roberto, que seja a primeira doação de uma longa série.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.