Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A lua

A lua é um astro sem luz própria, 49 vezes menor do que a Terra, ligada ao planeta pelo equilíbrio precário de uma órbita baseada na lei da gravidade.

É um astro pequeno. Um satélite. Um asteroide grande que resolveu jogar âncora e parar num pedacinho de céu, mais manso e sossegado do que maior parte do universo.

Provavelmente estava cansada de correr de um lado para o outro, brincando de pegador com outros asteroides alucinados que ainda voam desesperados, como os desajustados da Terra.

Quem sabe fosse medrosa e tivesse medo de errar numa curva do caminho e se espatifar de encontro a um planeta qualquer, para ficar para o resto da eternidade como uma enorme cratera, ou uma marca de catapora, gravada para sempre na crosta dura onde se fundiria.

Desde 1.969 a lua tem marcadas em sua poeira estéril as pegadas do ser humano, ávido dos sonhos que já não encontra no planeta e pelos quais está disposto a pagar todos os preços.

Mas a lua também é mais. É ela quem controla as marés e dá o ritmo do humor das mulheres, garantindo a perpetuação da espécie, com certeza sem saber o risco enorme que isto representa.

E apesar disso é cientificamente definida como um astro morto…
Que bobagem!

A lua é a vida renascida a cada mês, depois de cumprir seus quatro ciclos. É a possibilidade de todos os sonhos refletidos em seu brilho noturno, como um enorme quebra cabeça onde cada um tem uma parte. É a mãe da esperança e por isso é feminina e cheia de mistérios, porque só há esperança onde vive o mistério.

A lua cheia é a poesia de Deus revelada de noite aos homens de boa vontade.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.