Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Fé é muito mais do que ter o único Deus verdadeiro guiando seus passos. Fé é muito mais do que imaginar que sua religião é a única guardiã da verdade divina, a porta-voz de Deus todo Poderoso, criador do céu e da terra.

Fé é saber que Deus não existe para fazer a tua vontade, mas para que você faça a vontade dele. E a vontade dele não é que sua igreja seja a única portadora da palavra da salvação. Deus é um, eterno e infinito. As religiões são o caminho para ele.

Fé é saber que somos todos humanos e que todos somos pequenos diante do tamanho do universo. Que somos incapazes de compreender a grandeza do universo. Que não seremos jamais semideuses donos da verdade, mas tão somente seres humanos, com tudo de falho que nos faz imperfeitos. E com tudo de maravilhoso que nos faz seres humanos.

Fé é saber que somos todos iguais, independentemente de cor, sexo, gênero ou crença religiosa. Que somos todos iguais porque nascemos do ventre das mulheres, fecundado com a semente dos homens.

Fé é ter piedade dos outros e agradecer a piedade dos outros. Fé é saber que erramos, que pecamos, que traímos e negamos, mas que podemos nos redimir na misericórdia de Deus, mas também, e quem sabe mais, na nossa capacidade de nos arrependermos e corrigir o malfeito.

Fé é aceitar o próximo como o próximo é, com suas qualidades e defeitos, e não julgar pelo que julgamos certo, mas pelos seus atos e suas consequências.

Fé é acreditar no bem, viver de acordo com o bem, se esforçar para fazer o bem, sem olhar para quem, porque somos todos humanos e todos podemos precisar da ajuda do próximo. A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é Deus. Que Deus nos receba em sua imensa misericórdia.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.