Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Há esperança na vida

Há na vida uma enorme esperança de vida, de sonho, de possibilidades.

Cada passo ao longo do caminho é um aprendizado único, um momento sem igual, que não se repetirá nunca, porque teve seu instante e será seguido por outro e outro e outro, até que a morte nos separe, ou Deus queira que não andemos mais.

Lamaçais prenderão nossos pés. Areia queimará as solas. Pedras furarão as botas. Mas, independentemente de qualquer percalço, tocaremos em frente; no passo firme de quem sabe que precisa tocar em frente e que o único jeito de passar por esta vida é fazendo hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje.

Que importa se vai doer? É melhor a dor da vida bem vivida do que a nuvem amorfa das coisas que nunca serão feitas, por medo de fazê-las.

Se há remorso, é melhor senti-lo pelo que foi feito e deu errado, do que pelo que nunca saberemos como seria, porque na hora h pulamos fora.

Há muita esperança de vida no sopro de vida que nos empurra como uma brisa tênue; como se a vida fosse uma flor cujo caule delicado se curva à brisa, mas não quebra, nem cede.

Há muita esperança de vida na vida de quem se atira de ponta cabeça. Na vida que aceita a vida como a vida vem, e procura, dentro dela, o lado belo de cada coisa, e o gesto terno que acalenta o sono nas noites frias e dá coragem para tocar em frente a cada manhã, quando o sol nasce no horizonte.

Há esperança na chuva que cai e na enxurrada que fende a terra. Há esperança na semente que fica enterrada e que enxurrada não alcança. Há vida na vida que brota da terra molhada. No sonho que nasce do peito e cresce, até se transformar em vida.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.