Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Outubro rosa

O câncer de mama é o câncer mais comum, doença presente na vida de praticamente todas as famílias, que direta ou indiretamente são afetadas por ele. Mas se é o câncer mais comum, ao ponto de praticamente todo mundo conhecer alguém que teve ou tem o tumor, é também o que tem mais possibilidades de cura.

Atualmente, a maioria dos casos de câncer de mama não termina em morte. Ao contrário, a paciente se recupera e invariavelmente tem uma vida normal depois do tratamento.

O tratamento do câncer de mama pode ser brutal. Quimioterapia e radioterapia são procedimentos pesados, que curam o câncer, mas derrubam a paciente, em função da violência de suas consequências.

Quando descoberto no início, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura. É um número altíssimo, que contrasta com a taxa de óbitos de algumas décadas atrás.

No Brasil, o câncer ainda é tabu. Não se fala nele. É como se as pessoas acreditassem que não falar tem o dom de espantar a doença. Mas o não falar às vezes vai mais longe. As pessoas deixam de se examinar porque aquilo que eu não sei que tenho, eu não tenho.

Não é bem assim. O câncer de mama avança silenciosamente até o momento em que se torna irreversível, que a doença atinge um ponto em que sua cura é praticamente inviável e a morte surge como algo real.

É por isso que os exames periódicos são tão importantes. E eles podem inicialmente serem feitos pela própria mulher, apalpando os seios na busca de algum nódulo estranho, perceptível pelo toque.

Este mês acontece a campanha “Outubro Rosa”. Ela tem por finalidade conscientizar as mulheres sobre a importância de se examinar. É a melhor forma de prevenção contra uma doença que tem cura.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.