Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A igreja de Santo Antônio

Perdida no centro da cidade, escondida pelos camelôs, lojas decadentes e até algumas árvores que insistem em tocar em frente no meio da praça do Patriarca, fica uma das igrejas mais antigas de São Paulo.

A igreja de Santo Antônio, ainda no século 16, chegou a ser a sé da cidade, porque na vila incipiente, mesmo sendo uma capelinha, muito menor do que a pequena igreja atual, ela era uma das três igrejas mais importantes, o que lhe valeu, por pouco tempo, ser a sé.

A igreja de hoje não é, como acontece na maioria dos casos das igrejas paulistanas, a igreja original. Não é sequer a igreja do século 18, da qual ela mantém a planta básica, que substituiu a capela original, então uma tapera abandonada pela população.

Mais uma vez quase em ruínas, no final do século passado, começo deste século, quando da sua restauração, ela voltou a ser modificada, ganhando uma nova fachada que lhe enriqueceu o frontão.

Mesmo assim, ao contrário de outras igrejas dos primeiros tempos da vila, a igreja de Santo Antônio continuou pequena e com o crescimento de São Paulo, a partir do fim do século 19, ela foi ficando escondida pelos prédios maiores construídos à sua volta.

Quase esquecida, ao longo do tempo a igreja de Santo Antônio foi perdendo importância e sendo relegada ao abandono, não ruindo pelo menos duas vezes graças às restaurações feitas no último minuto, que impediram o seu desaparecimento.

Até mesmo a imagem do seu santo padroeiro foi retirada dela e levada, ainda no período colonial, para a muito mais rica e importante igreja de São Francisco.

Mesmo assim, a igreja de Santo Antônio resiste e se mantém, recebendo seus fiéis normalmente pobres e humildes, nunca lotada, mas sempre cheia, oferecendo o abrigo de seu teto e de suas linhas simples para o conforto de quem a procura.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.