Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O mundo tá louco

O mundo tá louco. E a grande culpada não é a pandemia. Ela ajudou, e muito! Afinal, o isolamento é uma forma de tortura consistente e eficaz, mas não foi ela que estartou o movimento, que deu o primeiro empurrão, que disse “agora vamos pular de cabeça”.

Não, a pandemia não é a grande responsável. A história é mais antiga e começou com a melhor das intenções. Mas desandou e a coisa está ficando cada dia mais complicada.

Pra quem acha que o Brasil vai mal – e vai –, o resto do mundo não vai muito melhor, nem está se saindo com mais dignidade.

É olhar o número de americanos e europeus que dizem que não vão tomar a vacina contra covid para não se ter dúvida. A irracionalidade chegou, viu e venceu. Não tem o que fazer. Neste cenário, alguém aproveitar para dizer que a vacina transmite aids é fácil e o pior é que tem quem acredite.

A terra é plana. Não adianta mostrar fotografia tirada do espaço, nem os globos terrestres usados em aulas de geografia. A terra é plana e ponto. E no fim tem uma cachoeira gigante por onde cai a água do mar.

As fotos são fake news. E o globo redondo é jogada de marketing dos fabricantes de bolas de futebol.

É alucinante pensar que tem gente que fala isso a sério. E mais alucinante ainda ter gente que repete a informação sem parar para pensar se tem algum bom senso.

Se fosse só isso, estaria ótimo, mas a loucura vai além. Anos atrás, um cientista alemão, tentando brecar a histeria geral contra os alimentos, provou que leite materno dá câncer. Ele multiplicou não sei quantas vezes um dos componentes do leite e mostrou que, consumido por muitos anos, poderia dar câncer. Pelo jeito não adiantou nada. A loucura só cresceu.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.