Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Nossa Senhora da Saúde

A região que vai do Jabaquara até o final da avenida Paulista é marcada por igrejas, que se espalham, como as paradas da paixão, ao longo do caminho.

A mais conhecida é com certeza São Judas, e a seguinte, nesta ordem de grandeza, quem sabe, seja a capela do Colégio São Luiz, já bem para cá, quase no fim da avenida Paulista.

Mas existem outras, algumas importantes, algumas pequenas e escondidas, mas todas com sua história e sua missão ao longo do tempo, dando-lhes caráter e personalidade próprias, que as fazem únicas no cenário e na fé das pessoas.

Entre elas, uma das que mais se destaca na paisagem urbana é a igreja de Nossa Senhora da Saúde.

Igreja de nome poético e delicado, com arquitetura atípica e única na cidade, ela eleva para a mãe do Cristo nossa esperança de alcançar o bem mais precioso entre todos os bens que Deus deu ao homem.

Saúde, Nossa Senhora da Saúde! Saúde e que tu zele por nós, míseros mortais ameaçados por tantos males, de tantas diferentes origens.

Saúde, mãe do Salvador! Que a graça de Deus, presente em ti, se espalhe pelo povo de Deus que corre e luta pelas ruas em volta de mais esta casa consagrada à ti, na briga feroz pelo pão de cada dia.

Que a tua luz se espalhe por entre as colunas rococós de teu templo, ao lado da escola de onde sai o saber que faz melhor a vida dos homens.

Deixa que o interior da igreja, rebuscado como o seu lado de fora, seja o amparo, o piques, de tanta gente que, entre o Jabaquara e a Aclimação, pelas quebradas da Vila Mariana, corre sem saber para onde ou atrás do que.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.