Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dois Brasis

Tem dois Brasis completamente diferentes, como se estivessem em planetas espelhados, um o contraponto do outro, um a negação e a assertividade do outro.

O Brasil deles e o nosso Brasil. São completamente diferentes.

O nosso está em recessão técnica, tem mais de 13 milhões de desempregados, milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade para fome, gente morrendo a tiro, atropelada, de doenças clássicas e de covid19.

A situação está feia, a inflação está na casa do chapéu, os crimes contra o patrimônio estão em alta, o roubo de celulares atingiu níveis inéditos, o crime organizado nada de braçada, a impunidade ultrapassou todos os limites, as dívidas do governo não serão pagas e o povo… ora, o povo… o povo que se dane!

Porque o outro Brasil é uma terra abençoada, onde sem se plantar tudo dá, tungado do povo em impostos que viram orçamentos secretos, onde cada um sabe de si e todos os amigos do rei colocam as mãos e são, milagrosamente, abençoados pelo dinheiro que roda fácil entre os dedos e os bolsos, azeitado com salmos e passagens bíblicas do antigo testamento, onde Jeová fica bravo porque os fiéis não pagam o dízimo.

Quanta diferença entre os dois Brasis, ambos reais e verdadeiros. O deles segue no ritmo das festas do Lalau. O nosso acaba num barranco que não dá para subir, com uma enorme onça de boca aberta correndo logo atrás.

É curioso como gente tida como a melhor, na hora do aperto, aparece como se fosse tão ruim quanto álcool adulterado. Mas é mais curiosa ainda a interpretação dos fatos dada por elas.

O fogo do inferno aparece como a luz do sol e o que está errado é má vontade da imprensa. Com dinheiro, para essa turma, o céu é o limite.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.