Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O ano que chegou

Todo final de ano tem um ano que vem. Um dia isso vai mudar e o ano que vem não vai chegar, mas, até lá, depois do final de cada ano virá um ano que vem, que, todos os anos nós desejamos que seja melhor que o que passou, até quando o ano passado foi um ano maravilhoso.

Então, dizer que o ano que vem tem tudo para ser bom, não é mais que dizer o que já disse no ano passado e no retrasado e antes de mim meu pai, e antes dele meu avô, e antes dele meu bisavô e assim sucessivamente, até o começo dos tempos, ou até quando o homem tomou consciência que depois de um ano vinha outro e depois outro e começou a querer que o ano que vem fosse sempre melhor que o ano passado.

Mas se a cada ano dizemos a mesma coisa, dizemos sempre de um outro jeito, por isso o ano que começa agora será diferente do ano que terminou outro dia. Mas mesmo se eu desejasse feliz ano novo do mesmo jeito, com os mesmos sentimentos, todos os anos, nenhum ano seria igual ao outro porque as coisas não voltam e como a água que passa debaixo da ponte, os fatos e eventos acontecem, mas passam e depois vão se apagando, até não dizerem mais nada ou quase nada que é quase a mesma coisa.

Então que este ano seja um ano de luz, um ano correndo na rota dos cometas que brilham cruzando o céu e arrastando sua cauda brilhante numa corrida desenfreada, rumo ao ponto mágico perdido do outro lado do pote de ouro onde os gnomos mineram nossos sonhos e a vida acontece na ilusão.

Que seja um ano feliz, de contentamento e realizações, de fartura e saúde, de alegria e prosperidade. Que seja um ano muito bom.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.