Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O São Paulo precisa mudar

Ano novo, vida nova. Ou pelo menos deveria ser assim, mas nem sempre é. Eu ainda não engoli o que o São Paulo Futebol Clube fez no ano passado.
Sessenta e nove anos de vida, mais de sessenta acompanhando futebol e o São Paulo como time do coração, não me lembro de outro ano tão vergonhoso como foi 2021.

Aliás, não me lembro de outro São Paulo tão sem brio como o time do ano passado. Time sem caráter, sem vergonha na cara, sem qualquer interesse além de receber o salário no final do mês.

Perder ou não perder, tanto fazia. Com exceção da declaração do goleiro Tiago Volpi no fim do último jogo do campeonato, mais uma derrota, não ouvi uma única explicação ou ao menos uma justificativa envergonhada para um desempenho tão sem garra como o apresentado.

Ganhar e perder faz parte do esporte, faz parte da vida. O problema não é ganhar ou perder, o problema é como ganhar e principalmente como perder. O São Paulo perdeu mal.

Ao longo dos anos, vi o time se superar, vi o time ser engolido vivo, vi o time fazer o Santos de Pelé fugir de campo e vi tomar de goleada do mesmo Santos.

Foi campeão brasileiro, campeão da Libertadores e campeão mundial. Tudo bem, teve anos em que não foi nada e até hoje não ganhou a Copa do Brasil. É assim que as coisas acontecem, faz parte e não temos que ficar tristes por isso.

O que não é suportável, não é admissível, é ver um time sem caráter se deixar empaçocar sem qualquer brio, sem suar a camisa, sem vergonha na cara. São-paulinos, não vamos admitir mais um ano como 2021. Nós, a torcida, não merecemos isso, a camisa do time não merece isso.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.