Um avanço impressionante

Nunca na longa história do homem sobre a terra o tempo passou tão depressa como nas últimas décadas. O novo de ontem é velho hoje e o novo de hoje já é velho daqui a pouco.

A rapidez com que o mundo andou pra frente assusta e a tendência é a coisa se acelerar ainda mais.

Hoje quem não entender de computador está liquidado e o inglês deixou de ser um diferencial que facilita a vida de quem o domina para transformar-se no mínimo indispensável para quem deseja entrar no mercado de trabalho disputando uma profissão mais complexa.

Os diferenciais são conhecimentos mais sofisticados de informática e no mínimo mais uma ou duas línguas, como o alemão ou o espanhol.

Mas, o que mais impressiona foi a velocidade aterradora com que a informática evoluiu. Me lembro como se fosse ontem o curso de informática para executivos que fiz no PEC da Fundação Getúlio Vargas, na primeira metade dos anos 80.

As máquinas eram computadores Prológica 500, que na época era o que havia de mais moderno, mas que, comparados com o que existe hoje, 15 anos depois, não passavam de grandes calculadoras extremamente primitivas.

O e-mail não fazia parte nem do sonho mais remoto do visionário mais alucinado. Aliás, me lembro, também, quando na mesma época, fui discutir com o diretor de uma seguradora brasileira a adoção do fax como ferramenta de trabalho. Sua única pergunta foi: “por, que se o telex faz tudo que nós precisamos?”

velocidade com que as comunicações evoluem é apavorante e fascinante, e o duro é que a Internet de hoje é um pálido retrato do que vai acontecer amanhã.

Não há mais espaço para o individualismo. O mundo se transformou numa única coisa, sem barreiras, sem fronteiras, mas com muita bobagem, que vai levar muito tempo para ser expurgada.