Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um ciclo eterno

As ondas, as marés as cheias, vem e vão, cumprindo um ciclo mais ou menos determinado e previsível.

Até mesmo as cheias do Amazonas e do Paraguai que mudam todo um ecossistema, transformando florestas em fundo de rio, cumprem seus ciclos e passam, com os caudais voltando aos seus leitos, por onde correm normalmente pelo resto do ano.

Também as marés sobem e descem, seguindo o ciclo da lua, como as mulheres.

E as ondas vão e vem, batendo nos rochedos e beijando as praias, constantes, dia após dia, eternamente.

Elas também cumprem seu ciclo, da mesma forma que os corações.
até o universo pulsa num ritmo claro e definido que começa a ser captado e compreendido pelos cientistas.

Todas as coisas de uma forma ou de outra se expandem e se retraem, cada uma na sua velocidade, cada uma com a sua particularidade, mas todas constantes e continuas, até mesmo depois da morte.

As pedras têm seu ritmo e o vento passando por elas, as desbasta e as desgasta, até que enormes rochedos se transformam em pequenas pedrinhas.

O corpo humano tem seu ritmo, os sonhos têm seu ritmo e a lua cheia cumpre o seu, uma vez por mês, alegrando os lagos com o seu brilho enfeitando as águas.

Tudo, absolutamente tudo, segue um curso, movido por uma energia nem sempre própria, mas inexorável, que não permite retorno e nos eterniza em partículas cósmicas que daqui a milhões de anos estarão chegando em mundos desconhecidos e jamais imaginados enquanto éramos vivos.
meu amor também segue seu ritmo. ele é constante como a certeza do sol, denso como as profundezas do mar, infinito como a curva do universo.

Meu amor é imenso… e ele é seu.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.