Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Doe sangue

Doe sangue, doe sangue, doe sangue. O Brasil precisa da sua doação, milhares de pessoas necessitam sangue em função das mais diversas ocorrências. Pode ser um acidente, pode ser uma cirurgia, pode ser a soma das anteriores ou alguma que ainda não está no radar, o fato é que diariamente o brasileiro precisa fazer transfusões e os bancos de sangue estão com os estoques em limites extremamente baixos, Insuficientes para as necessidades dos meses de férias, quando os acidentes aumentam.

Como se não bastasse, milhares de procedimentos eletivos represados pela covid19 estão sendo realizados agora e muitos deles precisam de transfusões de sangue.

O fim de ano é uma época cruel para os bancos de sangue. As pessoas, por causa das festas, viajam, se esquecem, têm outras prioridades. Como se não bastasse, a covid19 complicou ainda mais o quadro. Existem restrições para a doação em função da pandemia.

Doar sangue é um dos atos mais belos que podemos praticar. Nele estão solidariedade, compaixão, comunhão, entrega, esforço pelo bem comum, luta pela vida, desprendimentos e anonimato.

Quem doa sangue vai além de praticar uma boa ação, participa diretamente da luta para salvar uma vida, na maioria das vezes de alguém desconhecido. E isso é o mais belo.

É ato de entrega na exata medida preconizada pelas palavras do Novo Testamento e de todas as religiões. É ação atávica, volta ao primeiro momento da humanidade, quando o ser humano desceu das árvores e passou a caminhar em duas pernas, andando em bandos para se proteger e aumentar sua força.

Doe sangue. É uma pequena ação com grandes consequências. O Hemocentro da Santa Casa espera sua visita na Rua Marquês de Itu, 579.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.