Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Aniversário de São Paulo

São Paulo é como Jesus Cristo, tem a data de aniversário inventada. O Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro, nem São Paulo foi fundada em 25 de janeiro.

Não são os únicos casos no mundo e, como tantos outros, partem de um princípio simples, a necessidade de parâmetros como uma data para comemorar seu início e a criação de heróis para dar a base moral da sociedade.

Jesus dizia que um profeta não faz milagres na sua terra. É verdade, da mesma forma que os heróis vistos de perto invariavelmente são bem diferentes da imagem que a história vende. Quem convive com eles sabe que são humanos, com defeitos e qualidades, como qualquer um de nós.

Por que São Paulo faz aniversário no dia 25 de janeiro tem sua resposta na força da Companhia de Jesus. 25 de janeiro é a data da inauguração do segundo colégio no Planalto de Piratininga. O primeiro, de agosto de 1553, era muito acanhado, então os jesuítas decidiram erguer um novo prédio, onde, em 25 de janeiro de 1554, instalaram a escola real.

As vilas portuguesas eram reconhecidas pelo Pelourinho e pela eleição para o Concelho. A eleição para o Concelho da Vila de Piratininga aconteceu em 1532, promovida por Martim Afonso de Souza. Poucos anos depois, seus habitantes se mudaram para Santo André da Borda do Campo, levando com eles o Pelourinho, que foi instalado na povoação de João Ramalho, então erguida à condição de vila, e onde os jesuítas se instalaram em 1553, se mudando para o novo colégio em 25 de janeiro de 1554.

A Vila de São Paulo de Piratininga só foi criada em 1560, pelo Governador Geral Mem de Sá, a pedido de Manuel da Nóbrega e João Ramalho, que trouxeram para perto do colégio o Pelourinho e os moradores da Vila de Santo André para assim unirem os poucos moradores do planalto.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.