Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A capela do Sion

A capela do colégio Sion fica no fim da Avenida Higienópolis, do lado esquerdo. Pelo seu tamanho, é muito mais uma igreja do que uma capela de colégio. Ela é grande é bonita, toda construída com tijolos aparentes, acompanhando a arquitetura do conjunto da escola, que é dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos da cidade.

Aproveitando a inclinação do terreno, que desce da rua Maranhão para a avenida Higienópolis, o conjunto de prédios que compõem a escola fica no alto, bem a vista de quem passa pela avenida, imponente e sóbrio, como eram os colégios construídos em São Paulo, no começo do século 20.

E a capela tem lugar de destaque na planta, sobressaindo-se com suas linhas harmoniosas que avançam em direção à rua.

A capela do colégio Sion não deveria me dizer muita coisa, nem ter muita proximidade comigo. Afinal, minhas irmãs não estudaram na escola e a igreja do bairro, quando eu era criança, e que me minha mãe nos levava assistir missa, era a igreja de Santa Terezinha.

No entanto, a capela do colégio Sion, por dois destes acasos da vida, acabou me marcando. O primeiro acaso foi a missa de sétimo de minha avó, que foi rezada lá. E o, segundo, foi a primeira comunhão de minhas filhas, que também aconteceu lá.

As duas cerimônias, apesar de opostas foram belas, e isso me fez passar a ter um carinho especial pela igreja.

Mas tem mais, a capela do colégio Sion fica perto do meu escritório, e é comum eu passar na sua frente pelas mais diversas razões, algumas das quais não exigem pressa, o que me permite volta e meia olha-la com calma e gostar cada vez mais do seu jeito moço, mesmo não sendo tão moça assim.

Quem sabe seja justamente seu ar jovem que me cativa. Ao contrário da igreja do colégio São Luiz, a capela do colégio Sion me conta dos sonhos dos moços e da possibilidade de realiza-los.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.