Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os benefícios da paz

Viver bem é viver em paz. Resolver as diferenças de comum acordo e sem gritos, fazer junto o que é gostoso fazer junto e fazer separado o que tem que ser feito assim.

A maior dádiva de Deus é a paz. A chance de progredir em harmonia, sentindo e dividindo todas as coisas, como se fosse os olhos da companheira que nos ensinasse a ver e os nossos que ensinassem a ela como se fosse nossas mãos que lhe ensinassem a fazer o pão e as dela que nos ensinasse a beber a água.

Viver junto é um arte. Um aprendizado lento e complicado que passa por caminhos escuros e trilhas ensolaradas, que atravessa florestas ricas e desertos pobres, ensinando e exigindo dos dois, às vezes, mais do que eles podem dar.

Mas é se ultrapassando que o amor cresce. É na sequência dos momentos que ele se consolida. É na passagem do tempo que ele se faz infinito.

Cada gesto deve acontecer na sua hora e quando não acontece, devemos ter paciência e reiniciar, e reiniciar, e reiniciar, quantas vezes forem necessárias, para que ele se faça pleno e alcance seu objetivo.

A paz é decorrência deste aprendizado. Sem que haja a vontade de dividir e de aprender junto, não há como haver paz.

A paz não nasce do nada, nem brota do egoísmo. A paz é o resultado de um processo de entrega, de um processo de conhecimento, onde os dois tiram as máscaras, como tiram as roupas, sem vergonha de ficarem nus.

Cada gesto leva a outro gesto, cada espera leva a outra espera, cada briga leva um pouco mais à frente. No final do processo está a paz.

A paz que se materializa na vontade ficar junto. Na vontade de fazer junto. No respeito que deixa os silêncios se estenderem e se entenderem, porque tem horas em que a melhor forma de dizer as coisas é ficando quieto.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.