Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A origem está no começo

Quem sabe a origem dos traumas e dos sonhos que movimentam as cidades?
Quem sabe o que está por traz de uma metrópole, por que ela se transformou em metrópole, enquanto sua irmã e rival parou no tempo, adormecida por outros sonhos que não levaram-na a lugar algum?

Quem sabe a mágica das coisas, o fluido que corre nas veias dos vencedores e que abre para o progresso os mistérios da criação do mundo?
Quem sabe, quem sabe, as razões e as vontades que fazem aqui dar certo e ali dar errado?

Quem sabe da crueldade humana e da crueldade das cidades que martirizam os homens?
Quanto de solidão e de abandono existe em cada sonho não realizado?

Quanta frustração empurra o ser humano para frente?
Quem sabe das vontades que não se realizaram e das esperanças que não partiram?
Quem pode contar das estradas que nunca voltaram e dos ossos perdidos em todas as matas?

Quanto do seu cal são restos de gente? Quantos dos seus prédios são túmulos e mausoléus? Homenagem a um deus perdido que caiu e se fez homem?
Cada cidade tem seu ritmo e sua vida. Cada uma respira seu próprio veneno e se intoxica dele para ter coragem de seguir viagem.

São Paulo também.

São Paulo também sabe que seu passado é a mola de seu futuro e que seu veneno corre em seu sangue feito do sangue e do suor de milhares de índios, brancos, negros, escravos, imigrantes e emigrantes que ajudaram a cidade ser a cidade, para depois triturar seus sonhos, suas caras e seus nomes no imenso moinho que é o desafio de cada dia.

São Paulo inclemente, má, ilusória. São Paulo de todos os sonhos possíveis.

São Paulo que é ópio na ilusão do sucesso que depois ela retoma.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.