Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As grades

Nós estamos tão habituados com elas que não prestamos mais atenção. Pelo contrário, só olhamos quando elas não estão lá, nas mais diferentes formas, separando o outro lado do lado de cá, separando a vida da essência da vida.

A agressão é terrível e brutal. E, no entanto, já faz parte do nosso dia a dia, e está tão entranhada que sequer a tomamos como uma agressão. É simplesmente um pedaço a mais da cidade, alguma coisa que integra a paisagem, alguma coisa que pode até ser bonita, mesmo se pensarmos que é um absurdo separar a vida da vida.

Uma do lado da outra, sem formas pré-definidas, ou desenhos simétricos, seguem margeando as calçadas, separando os jardins e os imóveis das calçadas, como se do lado de fora houvesse algo muito ruim, que não pode entrar, sob o risco de macular a casa, condenando seus moradores a castigos tão terríveis, que todos se esmeram em ergue-las, uma mais alta do que a outra, uma mais pontuda do que a outra, uma mais eletrificada do que a outra.

As grades são a agressão mais contundente possível, em todos os sentidos. Pensar que elas proliferam mais rápido e em maior quantidade do que tiririca, é apavorante, e, no entanto, estamos rodeados por elas, dentro de casa, no trabalho, nos bares e restaurantes, nas praças e até nas igrejas.

Não tê-las é colocar a vida em risco, é abrir o bolso para o ladrão, e expor-se a males e maldades de toda ordem, é ser irresponsável.

A vida moderna atingiu tais parâmetros de estupidez e violência que não só voltamos ao antigo sistema das tranqueiras que separavam os homens de seus inimigos, mas individualizamos as tranqueiras, para separarmo-nos de nossos vizinhos.

A pergunta que fica é simples e mais aterrorizante do que as pontas afiadas e eletrificadas das grades: neste cenário de medo pânico, quem são os verdadeiros prisioneiros?

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.