Conselhos decorrentes da observação

Tem gente que acha que é de propósito, e que eles fazem o que fazem deliberadamente, só para atazanar a vida do próximo, colocando-a em perigo desnecessariamente, por conta de um susto sem sentido, que volta e meia acaba mal.

Eu não chego a ter certeza se é ou não de propósito, mas eu não tenho dúvidas de que há algo de errado na forma como os motoristas de caminhões os dirigem em são Paulo.

Como morador das proximidades da cidade universitária, sou um observador privilegiado destes monstros, que entram e saem de são Paulo pelas ruas Camargo e alvarenga, as duas perto da minha casa.

Da observação contínua de sua forma de proceder já tirei algumas lições importantes, que têm permitido que eu circule ao lado, na frente e até atrás deles, sem ter sofrido danos maiores.

Mas é preciso ficar esperto e prestar atenção, porque de um momento para o outro, quando a gente menos espera, eles fazem manobras complexas, que volta e meia os coloca quase em cima de você, sem lhe dar o tempo necessário para se afastar com segurança.

Simplesmente, viram a direção e entram, pouco se importando se vão amassa-lo ou não. Quando muito, muito raramente, dão uma buzinada, normalmente depois que a manobra já foi executada, informando o vizinho das suas pretensões.

Como, pelo próprio tamanho, estes monstros não têm muito jogo de cintura, a situação pode se complicar sobremaneira, colocando vidas, que não são a do seu motorista, em risco, por conta de manobras que não acrescentam nada ao trânsito, nem ao currículo do dito cujo, que, mesmo assim, insiste em pratica-la.

Meu conselho é que quem passar pelo Butantã passe rápido e prestando muita atenção, porque de outro jeito, a passagem pode custar caro.