Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Lição de vida

Viver junto, ficar junto porque é bom e não pelas amarras de um pedaço de papel assinado em baixo, é mais do que uma arte, é um aprendizado.
É descobrir lentamente como o outro é. Do que gosta, como gosta, por que gosta?

Entender suas vontades, aprender a respeita-las e, na medida do possível, a contenta-las.

Mas, mais do que aprender suas vontades é importante descobrir o seu tempo, o ritmo da sua vida, como gosta que as coisas aconteçam.

Como o seu sol se ergue e caminha pelo céu; e como a sua noite chega e como a sua lua se levanta e em que quadrante ela brilha.

Cada gesto precisa ser entendido e assimilado, mesmo os que não nos são simpáticos, os que nos desagradam ou amedrontam.

Porque viver junto tem coisas que nos amedrontam. Coisas que nos deixam inseguros, sem saber como agir ou nos comportar.

Palavras mal compreendidas, gostos diferentes, outros olhos para ver a vida. Até outra reação diante da sorte ou da adversidade.

Não importa. Toda moeda tem dois lados, por que viver junto também não teria?

A vida não é fácil, nem difícil, a vida é a vida. Caminhar junto por ela é tentar faze-la da melhor forma possível, dar o máximo de nós para que os dois cheguem mais longe.

Para que os dois possam somar em vez de dividir. Para que cada ação corresponda a outra e que elas se encaixem, dando uma forma boa ao enorme quebra cabeça que é a nossa passagem por este mundo.

Viver junto é uma opção que depende essencialmente de nós. Da nossa vontade, da nossa capacidade de dar, de saber receber.

Mas, mais do que tudo, viver junto depende da gente querer.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.