Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carnaval sem carnaval

É carnaval, mas não tem carnaval. Este ano, a quarta-feira-de-cinzas não vai cobrar seu preço na ressaca monstra, no caminho perdido, no endereço fora de contexto, no banco de praça enquanto amanhece e a vida reencontra o ritmo de sua rotina.

Este ano é diferente. O carnaval é carnaval, mas não tem carnaval, não tem folia, brincadeira, bloco, mão boba e mão esperta, beijo na boca, tudo consentido e feito de comum acordo porque todo mundo é civilizado e politicamente correto.

Passou sexta-feira, sábado, domingo, segunda e terça. Passou sem ronco de cuíca, sem batida de surdo, sem trombone e sem fantasia, na monotonia da cidade girando seu cotidiano, como se fosse qualquer um dos outros trezentos e sessenta dias.

O carnaval vai acontecer em outra época, mas será que será carnaval? Será que o povo vai tomar as ruas porque é carnaval ou será que a festa vai sagrar a pandemia vencida, a vacina que funciona, a dose de reforço, a retomada da vida no compasso da vida, alegre, engraçada, nas mãos estendidas, no chope no final de tarde, no sorriso que abre todas as possibilidades?

Quem viver verá. Deixa o amanhã chegar amanhã e o ontem ficar na lembrança. Agora é a hora, agora é o presente, o momento de se viver intensamente o que você tem na sua frente.

Antes é cedo, depois é tarde. A vida não para, nem espera. As coisas são como são porque é assim que deve ser.

Não deixe a festa acabar, tanto faz se tem carnaval, se não tem carnaval. Agora é hora de curtir outro momento, outro sonho, outra ressaca. A vida pega pesado. Então, aproveite o que você tem de bom. Não deixe passar o momento. Com ou sem carnaval, toque em frente e seja feliz.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.