Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A estupidez humana é infinita

Desde o começo dos tempos, não há nada mais antigo e recorrente do que as guerras, a escravidão e a prostituição. Quem quiser um amplo resumo dos primórdios da história humana, o Velho Testamento dá exemplos de todos as formas de guerras, prostituição e escravidão, inclusive narrando em detalhes a escravidão do povo de Israel no Egito e na Babilônia, a destruição de Sodoma e a queda das muralhas de Jericó.

Fazia tempo que o planeta não assistia um movimento com potencial de crescer, envolvendo grandes potências, na Europa. Os conflitos no Velho Continente, depois da Segunda Guerra Mundial, se limitaram a genocídios internos em países menores, escaramuças em Creta e outros eventos secundários. Até porque a Guerra Fria e a ameaça real do dilúvio nuclear impediam movimentos maiores, sob risco de destruição da humanidade.

Ninguém espera uma guerra envolvendo a NATO de um lado e Rússia e China do outro. Mas também ninguém esperava uma guerra por causa da invasão da Polonia, ainda mais depois do vexame de Munique, onde França e Inglaterra, em nome da paz, entregaram a Tchecoslováquia à sanha de Hitler.

Por que a China está com os russos? A resposta é óbvia e salta aos olhos: a Rússia invadir a Ucrânia dá para a China o pretexto para invadir Taiwan.
O mundo não é feito de boas intenções ou poesia. O que prevalece são os interesses nacionais. Não fosse assim, Estados Unidos, Rússia, França e Grã-Bretanha não seriam os maiores vendedores de armas.

O problema é que invariavelmente alguma coisa que deveria acontecer assim, acaba acontecendo assado e aí o burro foge da cocheira.

É hora de ter calma. Mesmo nos momentos mais complicados, quando o ser humano quer, encontra uma saída. Vamos ver se quem pode quer.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.