Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Briga de foice

Quem disser que a vida é fácil ou é tonto ou é mentiroso. A vida não é fácil, nem foi feita para ser fácil. A vida foi feita para ser vida. A regra vale para humanos e não humanos, cada um com seu lugar na longa cadeia alimentar.

O primeiro problema de falta de sintonia, que leva a guerras tão estúpidas quanto a invasão da Ucrânia pela Rússia, é que as palavras não têm o mesmo significado para duas pessoas. Podem ser semelhantes, mas, no todo, a ideia que um tem é diferente da ideia do outro e aí fica muito complicado, porque nossa forma de expressão é a palavra, que pode ter mais de um significado. Aí o caldo entorna.

Uma vez um amigo me disse que Vaduz, capital do Lichtenstein, era uma cidade filantrópica. Eu fiquei assustado, mas aí entendi que ele queria dizer que era filatélica, que lá tinha selos maravilhosos.

E esse é um equívoco menor, sem maiores consequências além de não entender a ideia por trás da fala. Existem outras diferenças que podem ser a diferença entre a paz e a guerra e o jeito é a diplomacia entrar em campo, da mesma forma que nas relações entre as nações.

Você fala alguma coisa para o outro imaginando que é um elogio, mas o outro recebe como uma crítica ou um menosprezo. É muito mais comum do que se imagina, especialmente nas relações amorosas possessivas, onde a sensibilidade está quase sempre à flor da pele.

No mundo dos negócios é mais difícil ainda. Cada lado imagina o negócio de acordo com seu desenho e os desenhos nem sempre são os mesmos. Por isso, acertar a linguagem é fundamental e, se for o caso, incluir um glossário na introdução da avença pode facilitar muito a compreensão.

Neste mundo tudo poderia ser mais fácil se nós tentássemos nos entender. Como isso é difícil, viver, que já é difícil, fica mais difícil ainda.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.