Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As coisas são as coisas

Eu tinha um amigo que dizia que “as coisas são as coisas e que contra as coisas não tem nada pra ser feito”. Elas acontecem porque acontecem, sem aviso, sem hora marcada, mas no tempo em que as coisas devem acontecer, sem atrasos ou precipitações.

Ele dizia que ninguém foge das coisas e que elas nos acertam até quando achamos que somos espertos e que damos a volta nelas. Não damos. As coisas batem, entram e acontecem. Podem ser boas ou não, são as coisas e contra elas ninguém pode.

Normalmente as coisas chegam quando você não espera, quando está distraído tomando uma cerveja gelada ou vendo jogo do São Paulo na televisão. Pode estar na praia, com o cidadão ao lado com o mega som tocando funk ou sertanejo, tanto faz. As coisas são assim mesmo e podem até ser o cidadão com o som alto.

Porque alguém atrapalhar seu descanso, deitado na areia, ouvindo o mar quebrar na praia é uma coisa e das coisas ruins. Tira teu sossego, tira tua paz, te dá vontade de cometer atos feios, gritar palavrões, invocar sabe lá quem, com poder e força para quebrar o aparelho de som do cidadão ao seu lado.

A coisa também pode vir de outra maneira. Sem esperar nada, você faz uma fezinha na loteria e ganha a bolada. É uma coisa boa, dessas que só acontecem em filme ou conto de Monteiro Lobato, mas que, se acontecer, pode mudar sua vida para melhor.

Não adianta fazer força ou não fazer força. As coisas são como são e acontecem como acontecem, independentemente de religião, sexo, gênero, time de futebol ou partido político.

Diante das coisas, a melhor coisa a se fazer é aceitar. Deixar a coisa passar, para o bem ou para o mal, fazer cara boa e tocar em frente.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.