Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O resultado é preocupante

Macron ganhou. Que bom que Macron ganhou! Ufa! Neste momento difícil da história, é bom saber que o bom senso prevaleceu e que a moderação se manteve no poder num dos principais países do mundo.

Eu não sou particularmente fã do presidente francês, mas, entre ele a extrema direita ou extrema esquerda, que bom que ele ganhou. Os franceses deram prova de maturidade, aliás, algo que eles costumam ter, pelo menos quando o assunto é a vida na França.

Mas a vitória de Macron precisa ser lida de forma ampla e aí o resultado não é tão bom quanto parece. É verdade, ele ganhou com quase 59% dos votos, numa eleição onde perto de 30% dos eleitores não foram votar. É aí que estão as pegadinhas.

Numa situação normal, os votos dados ao presidente são mais do que expressivos. 59% dos votos de uma eleição no segundo turno seria para carimbar o crachá e deixar o vencedor mais do que contente. Mas nós não tivemos uma eleição comum.

E a extrema direita teve 42% dos votos válidos, numa eleição onde quase 30% dos franceses não foram votar, mandando o recado acachapante: tanto faz um ou outro, os dois são ruins e não são tão diferentes.

É a maior votação da extrema direita desde o fim da segunda guerra mundial. É uma votação expressiva e que vem crescendo eleição a eleição. E é isso que preocupa.

Um bom número de países vê a direita reacionária ganhar espaço. Hungria e Polônia seriam os exemplos mais evidentes, mas não os únicos.

Trump fez estrago nos Estados Unidos, a Itália tem a extrema direita muito ativa e o Brasil não está fora da rota. A eleição francesa dá o que pensar e a conclusão é complicada.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.