Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Butantã em 1913

Meu amigo Cajé me enviou um mapa do Butantã feito em 1913, quando a região era praticamente deserta e por isso o governo do Estado comprou uma grande fazenda para instalar o Instituto de Pesquisas, que fazia vacinas para combater as epidemias que sistematicamente varriam São Paulo, além de desenvolver o soro antiofídico, tão importante para um país onde boa parte dos trabalhadores rurais andava descalça ou com botina baixa, deixando a perna desprotegida contra as picadas das cobras que ainda povoam nosso interior.

É aí que entra Vital Brazil, o grande cientista que dá nome a uma das mais importantes avenidas do bairro, e que leva justamente ao portão de entrada do Instituto Butantan, o extraordinário centro de pesquisas e fábrica de vacinas internacionalmente conhecido e respeitado.

Em 1913, São Paulo não era remotamente parecida com a metrópole atual. Já dava os primeiros passos na direção do progresso impressionante que a fez a cidade que mais crescia no mundo em boa parte do século 20, mas ainda estava longe do primeiro milhão de habitantes.

Ver o mapa do Cajé é entender um pouco o que aconteceu com a região. Nele, o rio Pinheiro ainda tem seu leito original, as margens são enormes pântanos, que na época colonial não podiam se habitados para evitar a transmissão das doenças e miasmas, que os habitantes da então Vila de São Paulo acreditavam que tinham origem nos mosquitos que proliferavam nas águas estagnadas.

Do outro lado do rio, Pinheiros é um pequeno bairro, composto praticamente apenas pelos entornos do Largo, ligado ao Centro já pelas ruas Cardoso de Almeida e Cardeal Arcoverde.

O mapa é uma viagem no tempo e uma aula de história, que faz pensar em como as cidades se formam e como também já foram. Obrigado Cajé.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.