Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Horas escuras

Tem horas na vida que parece que o mundo vai desabar sobre nós. Aliás, tem horas na vida que a sensação é de que o mundo já desabou, sem que tivéssemos tempo de fugir. Ele cai com tudo em cima da gente, ferindo, derrubando e arrasando, como se dois furacões e um terremoto nos atingissem de uma única vez.

A paulada dói no mais fundo, no canto sensível da alma, quebrando as ilusões e machucando os sonhos.

Seus sinais começaram bem antes. Uma brisa no mês passado, um ventinho trasanteontem, uma rajada ontem, até que o tempo vira de vez e a tempestade se abate sobre nós com a fúria dos deuses ao descobrirem que os homens lhes haviam roubado o fogo.

A sensação é tão ruim que até chorar não resolve nada. Os olhos se enchem de lágrimas mas o alívio não vem. O vazio continua dentro da gente, crescendo, crescendo, tomando cada sentido e cada sentimento.

Nos viramos para um lado, nos viramos para o outro e tudo o que temos são silêncios que nos falam com eloquência sobre o tamanho da mágoa e a intensidade da dor.

Ninguém nos ampara. Ninguém se aproxima. Nós não deixamos ninguém se aproximar. O sofrimento é tão intenso e dói tão fundo, que temos medo de nos machucarmos mais, por isso não deixamos ninguém se aproximar.

Mas a solidão também não nos traz alívio. A solidão nos conta apenas que ela vai aumentar e que a dor vai aumentar com ela.

Fora a tempestade ruge furiosa. Arranca os telhados, derruba as paredes, nos deixa desamparados debaixo dela.

Nada nem ninguém zela por nós. Encharcados, sentimos que mais e mais coisas ruins nos atingem. Os tapas e os safanões vêm por todos os lados, um depois do outro, um por cima do outro, um junto com o outro.

A vontade é de entrar dentro da terra e não sair mais. Esconder a cabeça, como faz o avestruz, e deixar que o mundo se acabe, porque morrer, física ou intelectualmente dá exatamente no mesmo, se não trouxer alívio para um sofrimento que não tem alívio.

Então, de repente, uma sombra chama a nossa atenção. Olhamos e vemos uma mão. Sentimos um gesto extremamente leve, como que com vergonha, nos tocar. Sentimos a mão passar por nossa cabeça, tirando um pouquinho do peso imenso que nos sufoca e nos achata.

Depois, sentimos a mão tomar nossa mão e nos puxar, lentamente, para fora dos escombros. E nós vamos, agradecidos, dispostos a recomeçar a viver.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.