Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A troca

Ser eu e te amparar. Ser você e me amparar. O amor é isto, uma enorme troca. Dar e receber, mas dar e receber sem visar lucro, sem querer ganho, simplesmente dar e mais simplesmente ainda receber.

Estender a mão para a mão que nos é estendida. Incentiva-la e aceitá-la, abrir-se ao seu toque, dar ao seu toque o perfume da secreta flor que cresce na alma, mas que se esconde do dia, humilde, tímida, infinitamente grande e suficientemente forte, para ganhar da vida.

Dividir cada segredo, como jesus dividiu o pão. Fazer de cada palavra oito mil sensações variadas mas consequentes que nos unam não num sonho, mas numa esperança que se delineia em cada pôr do sol e se refaz à cada aurora.

Ser eu e te aceitar. Com todos os meus defeitos e as minhas fraquezas. Te aceitar porque é você que eu quero e te querer me faz maior.

Ser você e me querer. Me querer porque sou eu que você quer , sou eu quem te complementa.

Subir na montanha mais alta e repartir o ar. Saber do voo das águias e que o voo das águias é pequeno perto do voo de nosso amor, que se estende para além do infinito, para além da última estrela, perdida no fundo da galáxia ainda não encontrada, a bilhões de anos luz da terra.
Redescobrir a poesia do canto do sabiá nas madrugadas de primavera.

Procurar com ele, dividir com ele, a chama da vida que o faz, ainda no escuro, chamar, chamar, chamar…

Encontrar no grão de areia caído no sapato a imensidão dos mundos só pressentidos. Dos mundos que nos acenam e fazem cócegas quando nossas mãos se tocam, abertas, dando e recebendo.

Você me ampara. E eu te amparo. É largo e é profundo. É belo como a gota d’água dividida no deserto.

Juntos, o mundo é nosso, porque nós somos a essência do mundo. A soma do teu com o meu nos faz grandes, nos abre os espaços secretos, eternamente fechados para um único homem, mas a disposição dos amantes que tenham a coragem de abrir as portas.

Abrir as portas e entrar no jardim sem olhar para traz. Não ter saudades porque a vida é o presente e a possibilidade do futuro. Não ter saudades porque eu sou completamente teu e você é completamente minha, e nós nos bastamos, porque a esperança nos basta, como a certeza da chuva prende o sertanejo ao seu chão.

Fora, a vida é escura. Fora, o mundo pega pesado, entre tiros, facadas, desastres e doenças. Fora…
Mas nós estamos dentro e dentro a vida se faz e cresce, porque você é minha e eu sou teu.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.