Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As forças armadas estão aí

As Forças Armadas estão aí, exatamente dentro das atribuições que a Constituição determina para elas. Nem mais, nem menos.

Muita gente tem escrito, mais gente ainda tem falado, mas o fato concreto e importantíssimo é que as Forças Armadas até agora não fizeram um movimento ou emitiram uma declaração fora do contexto constitucional, fora de suas atribuições como Forças Armadas.

Usaram quartéis como pano de fundo, pediram golpe de estado, militares deram declarações descabidas, mas a maioria dessas manifestações foi feita por oficiais da reserva. E, como perguntava um antigo general quando estava na ativa, qual a tropa de um general da reserva?

A função das Forças Armadas, ou melhor, as funções das Forças Armadas estão claramente estabelecidas na Constituição de 1988 e elas têm sido rigorosamente observadas pelos comandantes da tropa.

Nenhum dos comandantes das três armas, nenhum general, nenhum almirante ou brigadeiro, teceu o mais leve comentário fora do script previsto para ele.

Muita gente tem analisado e comparado o momento atual com o passado, feito vaticínios terríveis e dramáticos; outros têm tentado levantar bandeiras mortas há décadas na tentativa de criar saia justa para os militares; outros ainda insistem em ver fantasmas e dizer que eles estão prontos para atacar, sem dizer de onde ou por quê.

A verdade é que as Forças Armadas estão nos quartéis, cumprindo suas tarefas, de acordo com a lei e os manuais militares.

Não há nenhuma ação que indique movimentação diferente. Tem muita gente que gostaria disso, mas, no mundo real, no dia a dia do Brasil, o que se vê é o contrário. As Forças Armadas estão garantindo a democracia e zelando pela paz. Como a lei determina que elas façam.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.