Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Com curvas

– Você precisa ver a nova esteira que eu comprei. É uma verdadeira loucura, faz coisas que todas as outras somadas não chegam perto. Agora sim eu estou fazendo exercício com prazer. A sensação é exatamente a mesma que você teria andado pela serra da Cantareira. E o esforço é programável. Tem um chip que você regula e ele daí frente programa a esteira para fazer os movimentos mais indicados para você.

– Eu já tinha feito rema-rema, bicicleta, step, o diabo. Cada instrumento destes que saia eu comprava. Afinal, nós estamos na idade perigosa e manter o preparo físico é indispensável. Como eu não tinha tempo para frequentar academias, tinha estes aparelhos primeiro em casa e depois no escritório. O meu médico sempre me incentivou e eu sempre fiz questão de manter a regularidade: meia hora por dia, todos os dias.

Primeiro foi a bicicleta. Comprei uma destas mais simples, só que o guidão ficava indo para a frente e para traz, era um inferno. Aí descobri uma como guidão fixo e com regulagens e informações mais sofisticadas. Fiquei com ela dois anos.

Mudei porque um amigo me disse que o melhor exercício do mundo era remo. Comprei um rema-rema de liga leve, importado da Coreia, e fiquei mais dois anos remando todos os dias, pelo menos meia hora por dia.

Depois foi a vez do step. Este durou pouco. Era muito chato ficar fingindo que estava subindo escada, por isso quase em seguida eu comprei a minha primeira esteira.

Foi paixão ao primeiro exercício. Tanto que logo depois comprei outra mais potente e agora, menos de seis meses depois, comprei a terceira, que é fantástica. Faz você se sentir passeando pela Cantareira…

– Me conta uma coisa, a sua esteira faz curva?

– Como, curva?

– É, a sua esteira faz curva? Ela vira para cá e para lá, inclusive com a inclinação errada, como as curvas das estradas brasileiras?

– Não…

– Então você não viu nada. Se a sua esteira não faz curvas, nem tem regulagem para inverter o caminho, a sua esteira é completamente ultrapassada. Esteira que é esteira tem que fazer curvas, e com a inclinação certa ou errada, depende só da regulagem. Se você regular para “brasilian roads”, a curva sai com a inclinação errada. Inclina para fora, ao invés de inclinar para dentro. Exercício que é exercício é nela, tem até um gravador que imita o canto dos passarinhos.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.