Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Estão destruindo o litoral brasileiro

O litoral brasileiro é deslumbrante, com certeza um dos mais belos e mais variados do mundo. Poucos lugares têm praias com a areia das nossas praias, poucos costões se comparam aos costões brasileiros e poucos países têm alguma coisa parecida com a Serra do Mar e sua mata nativa, descendo quase até a beira d’água.

Nosso mar é mais verde do que azul, mas as águas podem ser tão transparentes quanto as do Taiti ou qualquer pedaço da costa grega. Temos praias com ondas e praias sem ondas, boas para o surfe, boas para kitesurf, boas para tomar banho de mar, para mergulhar, para ficar boiando sem fazer nada.

Temos uma costa variada e rica, com água fria e água pouco fria. Com lugares lindos e outros mais bonitos ainda. Paisagens de sonho, de tirar o fôlego, como um dia de verão visto do alto do morro que separa as praias da Barra do Una e Juqueí.

Deus foi generoso com nossa natureza. Angra dos Reis que o diga, o litoral de Alagoas que o reafirme e o Lagamar Cananéia/Paranaguá faça o contraponto.

Precisa mais? Fotos de Copacabana, Ipanema, Ilha Grande, Búzios, Trancoso, Morro de São Paulo, Itapuã, Farol da Barra, Itaparica, Mangue Seco, Aracaju, Sonho Verde, Itamaracá, Porto de Galinhas, Canoa Quebrada, Jericoacoara, Lençóis, Delta do Parnaíba e milhares de outras praias e costões falam melhor que todas as palavras.

É isso que está em risco. São as nossas praias, as nossas costeiras e ilhas que estão ameaçadas pela especulação imobiliária, pela estupidez e pela ganância. Algumas áreas já foram para o espaço, veja Guarujá ou Camboriú, mas tem muito mais que ainda pode ser salvo. Não deixe para entrar depois numa luta que acontece agora.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.