Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

João Lara Mesquita na APL

No dia 30 de junho, João Lara Mesquita tomou posse na Cadeira número 17 da Academia Paulista de Letras, substituindo Zuza Homem de Mello, um dos maiores especialistas em música e história da música, com sólida carreira internacional.

Substituir Zuza Homem de Mello exige competência. Não é serviço para amador, nem para quem acha que ser amigo dos homens é suficiente.

Mas João não é amador, nem entrou na Academia Paulista de Letras porque é amigo dos homens para quem é fácil dar um jeitinho e colocar incompetentes em lugares sérios, tanto faz o tamanho do estrago em volta.

Para eles, dane-se o país. Salvando o deles, o resto que se exploda. Para João Lara Mesquita o mundo tem outros valores e objetivos.

João foi um dos grandes diretores de rádio do país. À frente da Rádio Eldorado entre 1982 e 2003, sob sua administração a Rádio transformou-se numa das mais respeitadas emissoras de São Paulo.
Nessa época ele criou um abaixo-assinando que, com mais de um milhão de assinaturas, deu origem ao projeto de recuperação dos rios Tietê e Pinheiros, até hoje em andamento e que tem como resultado o Pinheiros ter de novo peixes nadando em suas águas.

Depois, João navegou do Oiapoque ao Chuí e do Chuí ao Oiapoque, mapeando e mostrando a costa brasileira, sua beleza e seus problemas, apresentando soluções e denunciando o malfeito.
No comando de seu site “Mar Sem Fim”, que recebe mais de 500 mil acessos por mês, João mostra o mar, mas, mais do que isso, segue na luta por um Brasil melhor, mais ecológico e humano.

Os antigos acadêmicos ambientalistas Paulo Nogueira Neto e Crodowaldo Pavan estão aplaudindo do paraíso. Para eles e para nós, João é o nome certo para substituir Zuza Homem de Mello.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.