Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O brasileiro é do bem

Inverno, frio, noites duras no vento que corre pelas ruas. Mais de trinta mil pessoas moram nas ruas, estão em condição de alta vulnerabilidade, à mercê do que a natureza traz, sem aviso, sem fazer perguntas, sem pena de quem não tem como se proteger atrás de uma parede sólida, dormindo numa cama gostosa, aquecida por cobertores grossos.

É aí que surge a solidariedade. Milhares de pessoas se mobilizam, se organizam, uns mais, outros menos, para fazer frente à inclemência do tempo e auxiliar quem precisa, quem está nas ruas, sem outro lugar para se esconder do frio.

Um amigo diz que os ipês estão floridos para mostrar pra cidade a situação desses milhares de brasileiros e para homenagear os que querem ajudar.

Tem quem doe roupas, quem prepare comida, quem corte cabelo e dê banho, quem fornece assistência médica e medicamentos, quem fica na retaguarda, fazendo o impossível para o auxílio chegar.

Organizações formais e gente que sai de casa, em grupos ou sozinhas, para fazer o pouco que cada um pode fazer ou o muito que as organizações bem estruturadas podem oferecer.

Pode mais o povo que na dificuldade se protege, que se ajuda, que dá de si em favor do próximo. “A união faz a força” não é frase de efeito, é certeza de um resultado melhor, de que mais será feito, em favor de quem depende da ajuda do próximo para ter o mínimo para enfrentar a vida nas ruas.

O país está de ponta cabeça. O Brasil está completamente subvertido, as desigualdades nunca foram tão grandes e a insensibilidade dos políticos tão evidente.

Ainda bem que o brasileiro é basicamente bom e se preocupa com o próximo. Não fosse isso, o inverno seria muito mais cruel.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.