Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Quer namorar comigo?

Foi de bate pronto. Quando minha amiga Ana me disse que o seu irmão mais moço estava apaixonado, a frase veio inteira na minha cabeça e eu comecei a rir. “você quer namorar comigo?” Que menino não passou pelo terror de dizê-la?

Quanta insegurança aflora, estremecendo a certeza do macho! E se a menina disser não? E se ela gostar de outro? E se ela contar para as amigas que me deu o fora? Os “ses” são infindáveis e terríveis.

O menino se sente completamente desarmado, cheio de dúvidas que antes lhe pareceriam ridículas, mas que, agora, na hora da onça beber água, surgem tenebrosas, capazes de lhe tirarem toda a coragem, transformando-o num resto de gente que o humilha e o enche de medo.

Quem já não passou por isso? Depois a gente dá muita risada, mas, enquanto está acontecendo, o coração parece sair pela boca, batendo mais acelerado e mais forte do que a bateria do olodum no carnaval de Salvador.

Não existe momento mais bonito! A descoberta do amor é ao mesmo tempo deslumbrante e aterradora.

Saber que tem alguma coisa que nós temos medo de perder; alguma coisa que pode nos machucar sem bater; alguma coisa que está fora do nosso controle, é apavorante. Dá um medão que nós nunca sentimos antes e que com o qual nós não sabemos lidar.

A vida passa a girar em torno desse sentimento novo que nos leva para aventuras estranhas, para lugares desconhecidos dentro de nós mesmos. A gente para de estudar, para de jogar bola, para de sair com os amigos, para ficarmos estupidificados, trancados no quarto, sozinhos, ouvindo a música que nos lembra ela, pensando nela, tentando arrumar coragem para falar com ela.

Então vem a certeza de que precisamos nos declarar. Mas com ela vem também a certeza de que sós, nós não teremos coragem. E começa toda uma operação de guerra, envolvendo a melhor amiga dela, a nossa irmã ou a nossa prima, que precisam saber o que ela pensa e nos dizer o que fazer, além de colaborarem, falando com ela, evidentemente que não dizendo que nós somos nós, como se isto fosse possível!

Finalmente chega o grande momento! Todos os fatores se conjugaram e é agora ou nunca! A boca fica seca. Qualquer desculpa serve para adiar o instante. Até que não tem mais jeito e o jeito é chegar perto dela, para dizer de supetão: “quer namorar comigo?” Sentindo o chão fugir debaixo da gente.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.