Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O direito de cada um

O seu direito acaba onde começa o direito do outro. Regra clara, básica e elementar para se viver bem em sociedade. Qualquer coisa fora disso é falta de senso comum, de boa vontade, de solidariedade. É estúpido e egoísta e normalmente acaba cobrando seu preço. Está certa a prefeitura do Rio de Janeiro que proibiu música na praia.

Até alguns anos atrás, a prefeitura de Guarujá também não permitia, mas, sabe Deus o que aconteceu, relaxaram e agora a música corre solta, do pagode ao funk, passando pelo sertanejo, um tocando mais alto do que o outro, numa suruba musical que enlouquece quem está em volta e não tem nada com isso.

Importante frisar que tomar sol não tem pedágio musical, nem ninguém é obrigado a ficar sentado, sendo torturado pela turma ao lado, que mete bronca no som e eu não sei se dá pra chamar de cidadãos.

Minha pergunta é o que aconteceria se alguém decidisse ouvir a nona sinfonia de Beethoven sentado na praia, tomando sol e chupando picolé…

Será que a vizinhança acharia graça? Provavelmente não. Até porque a vizinhança não tem a menor ideia do que é a nona sinfonia de Beethoven, nem o que esse cara fez para alguém querer tocar música dele, ainda mais comendo pastel e brincando de croquete.

Pode menos quem chora mais. A vida é isso, mas a vida em sociedade deveria ter regras mais ou menos claras, para todos de algum modo viverem bem. Afinal, é para isso que ela serve. Para tornar a vida de todos de alguma forma melhor.

A regra vale para tudo, não é só para música alta na praia. É feio furar fila, jogar lixo no chão, fumar charuto ao lado de quem não fuma… Como vivemos na época do “eu posso”, “eu faço”, dane-se a sociedade e quem está do lado. Se quebrar o pau, o presidente disse que é para atirar.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.