Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O presente é o sonho

Agosto é o mês do Dia dos Pais. Sua criação é uma grande sacada comercial que aquece as vendas em geral, mas é também um momento gostoso, em que os pais se sentem recompensados com as provas de carinho dos filhos.

Além disso, agosto é o mês de aniversário de muita gente que eu gosto e isso faz dele um mês especial para mim porque me dá a chance de abraçar amigos queridos em momentos bons.

Como se não bastasse, agosto é inverno, e volta e meia faz um frio de rachar que me permite acender a lareira e ficar ao pé do fogo, hipnotizado pelas chamas e bebendo um belo vinho tinto.

Mas não são estas razões que fazem agosto um mês mais que especial para a cidade. O que faz agosto ter outro jeito são as azaleias e sua florada espetacular. Não há ano que São Paulo não mude de cara, alegrada pelas flores coloridas das azaleias enfeitando a cidade.

Alguns anos elas chegam de supetão, em outros entram como quem não quer nada, ocupando os espaços lentamente. Mas o que nunca aconteceu, pelo menos que eu me lembre, foi elas darem o cano. De uma forma ou de outra, as azaleias marcam presença na festa das flores que se sucede continuamente ao longo do ano.

E seu show mereceria bis, porque não há ano em que não se coloquem entre as floradas mais bonitas. É verdade que cada florada tem seu jeito e por isso é injusto falar que uma é mais bonita que a outra. Mas o que é bom na florada das azaleias é que elas são generosas. Nas suas flores elas lembram que a caridade é uma virtude que não deve ser esquecida porque sem ela o mundo fica mais feio. Fica como as cidades que não têm flores, ou as vidas que têm medo da vida.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.