Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma guerra com finalidade econômica

Toda guerra é estúpida, da mesma forma que toda guerra tem por objetivo alguma vantagem a ser retirada da carteira do inimigo, mas em poucas guerras essas verdades ficaram tão explícitas quanto na guerra da Ucrânia.

Clasewitz, o autor do clássico militar “Da Guerra”, coloca com todas as letras que a guerra não é mais do “a continuação da diplomacia por outros meios”.

Mais brutos, mais pesados, mais caros, mais estúpidos, mas sem dúvida nenhuma ele está certo. A guerra é a diplomacia por outros meios. Só que pode acabar mal para quem começou querendo se dar bem. Nem sempre o final é o que foi programado. Pode acontecer de, no meio do jogo, a maré virar, o vento soprar de sul, alguém descobrir uma jogada nova etc., e a coisa sai de controle e a vaca vai para o brejo. Ou não… acontece exatamente como deveria acontecer e aí os analistas de plantão dizem: “eu não disse? pois é, aconteceu!” e, como dizia minha avó, “agora é ver o fim disso tudo…”

A guerra da Ucrânia é o melhor campo de provas de novas armas que o mundo tem visto desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Um dos problemas com as novas armas é quem até serem testadas, ninguém sabe se vão funcionar. Acontece que muitas vezes elas só são testadas numa emergência e aí elas não funcionarem pode ser dramático.

É por isso que a guerra da Ucrânia está sendo um grande negócio para muita gente. Os turcos estão vendendo drones, os norte-americanos vendem canhões e conjuntos de mísseis, os russos vendem petróleo, os alemães vão fabricar novas armas que deverão ser pagas aos fabricantes e por aí vai, todo mundo ganhando dinheiro. A festa só não está boa para os ucranianos, mas isso parece que não abala a ética dos outros envolvidos.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.