Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Fotos antigas

[Crônica do dia 24 de abril de 2009]

De vez em quando, alguém envia um e-mail com um arquivo de fotos antigas, relembrando os bons tempos que não voltam mais. Confesso que me comovo com as fotos, mas não quero a volta do passado. O mundo anda pra frente, o que passou, passou. Não volta mais, nem tem que voltar, exceto para relembrar uma época em que a vida correu mais fácil, ou mais difícil, porque as boas lembranças não são apenas as que falam de tempos bons.

Ver a vida correndo no ritmo acelerado dos anos 1940 e 1950 é comovente. Como é comovente ver a cidade no final do século 19, ainda com ar de vila do interior, sem malícia nas paisagens simples, nas ruas sendo calçadas, nos primeiros bondes, puxados por burros.

São Paulo, a cidade que mais cresce no mundo. Quanto orgulho na frase que hoje cobra um preço desabusado de cada um de nós, que moramos aqui.

Se soubéssemos naquele tempo o que sabemos agora, não teríamos feito as loucuras que desaguaram na metrópole inviável da primeira década do século 21. Ou teríamos? Será que é possível mudar os fatos, alterar a história, deixá-la sempre com final feliz?

Se está tudo escrito nas estrelas, então é perda de tempo. Nos resta olhar as fotos com carinho e lembrar que a vida já correu mais mansa, ainda que anunciada como a mais rápida do mundo.

Fica a sensação gostosa de uma vida bem aproveitada, vivida intensamente, com seus momentos bons e ruins. Com chegadas e partidas. Com saudades.
Mas sem querer a volta do passado porque o que passou, passou. Não tem como mudar, nem viver de novo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.