Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Viajando numa foto

[Crônica do dia 9 de outubro de 2001]

Outro dia, vi num cartaz pendurado num poste da avenida Paulista, uma foto impressionante do Pelé pulando para cabecear uma bola. A altura que ele está do chão, a posição do corpo, de uma elegância única, os braços harmonizando o conjunto, enfim a foto inteira, dá, antes de tudo, orgulho e, depois, saudade.

Orgulho por saber que ele é brasileiro e que nunca houve um jogador parecido com ele. Quem o viu jogar sabe porque Pelé foi eleito o atleta do século 20, com direito a desfile em carro aberto pela avenida dos Champs Élisées, em Paris.

Nem poderia ser diferente, por mais que outros atletas tenham se sobressaído em seus campos de atuação, fosse no atletismo, na natação ou em outros tipos de jogos.

Pelé era o gênio. O imprevisível que desestabiliza, o inesperado acontecendo, o impossível se materializando. Seu futebol era um balé e ele o primeiro bailarino e o coreógrafo, com a bola e os outros jogadores servindo de contraponto para suas jogadas inigualáveis, para seus dribles, suas cabeçadas, seus chutes e seus gols.

O mundo teve outros grandes atletas, mas nenhum chegou perto de Pelé, dentro de um campo de futebol. E isso dá saudade e é imensamente triste. Quem viu Pelé jogar não pode se conformar com o futebol medíocre dos atuais – chamados – craques brasileiros.

E fica com vergonha dos papelões da seleção, de seus dirigentes e seus técnicos, que mudam como eu troco de camisa, sem mudar nada na incompetência do time. Só quem viu Pelé e seus companheiros jogarem sabe o que eu quero dizer.

Mas quem não viu não precisa se preocupar, para se ter certeza de que este time que está aí é muito ruim não é preciso nenhuma comparação. E só ligar a televisão e assistir os vexames. É muito triste, ainda mais para um país que já foi chamado de pátria do futebol.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.