Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os carros da avenida Europa

[Crônica do dia 4 de outubro de 2001]

Se os automóveis continuam sendo o sonho de consumo dos brasileiros, então a avenida Europa é o paraíso na Terra, reencontrado e melhorado, porque em vez de maçãs proibidas, lá estão expostos o que existe de mais fantástico em termos de máquinas, de todas as procedências, mas a maioria europeia, o que casa com o nome da rua, numa feliz coincidência.

As lojas de carros da Avenida Europa são uma perdição. Expõem máquinas impressionantes pelo luxo, pelo desenho, pela sofisticação, pela velocidade final, pela segurança, e, principalmente, pelo preço.

É verdade que existem lojas de carros mais baratos, mas não são elas que chamam a atenção. Na avenida Europa chama a atenção as lojas dos carros de luxo, das máquinas infernais que levam os homens a sonhar e quase substituírem as mulheres pelas personagens dos sonhos.

Grandes, pequenos, compactos, brilhantes, blindados e sem blindagem, eles chamam quem passa com mais eficiência do que as sereias que cantavam para atrair os navegantes e mata-los de encontro aos rochedos.

As máquinas da Avenida Europa também matam, mas normalmente não batem em rochedos. Preferem outros carros, ou postes ou árvores, onde entram como boi bravo, às vezes a mais de 200 quilômetros por hora.

Mas, mesmo sendo importantes instrumentos de controle da população do planeta, os carros da Avenida Europa são capazes de desestabilizar uma família, levando o homem a fazer verdadeiras loucuras para tê-los.

São a antecâmara do inferno, pelo poder de atração e pela beleza de suas linhas. E por serem quase inacessíveis, são a tentação que move as loterias do mundo, pelo preço alucinante de cada modelo, ainda mais num país como o Brasil.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.